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ANSIEDADE, INSÔNIA, ESTRESSE #DICAAYURVEDA

ANSIEDADE, INSÔNIA, ESTRESSE #DICAAYURVEDA

INSÔNIA, ANSIEDADE, ESTRESSE… te soa familiar?

Todos esses sintomas partem de um ponto em comum: a não presença. Quando não estamos conectados com o nosso aqui e agora, a mente prende nossos pensamentos em coisas que já aconteceram e em coisas que ainda estão por vir. Esse movimento nos faz viver apenas um plano mental, e esquecemos de contemplar o presente e o que está no nosso redor AGORA.

Nós achamos que nos preocupar e fazer planos mirabolantes na nossa cabeça conseguimos ter o controle de tudo e resolver os nossos problemas. Porém, quanto maior o foco nos problemas, maior ele fica.

Mas como sair desse padrão de pensamentos?

Como aquietar a mente?

Como focar menos nos problemas?

Como ter uma boa qualidade de sono?

Como apurar esse olhar contemplativo?

 

Eu sei que as perguntas são muitas nesse sentido e já te digo de primeira mão que não existe fórmula milagrosa, mas existe pequenas mudanças que constroem novos resultados. Afinal, como querer ter novos resultados fazendo as mesmas coisas? Mas por onde começar?

 

RESPIRAR

Já falei por aqui que alimento é tudo aquilo que entra em contato com os nossos 5 sentidos e nossa mente. O principal elo de comunicação entre nossa mente e nosso corpo físico é nosso padrão respiratório. Você já presenciou uma pessoa tendo crise de ansiedade? O primeiro sintoma é a falta de ar né?

Quando estamos ansiosos o primeiro sintoma é a respiração curta, ofegante e pela boca, todo o resto que acontece com o nosso corpo é decorrente da quantidade de ar que mandamos para dentro.  Porém, estamos tão poucos conectados com nosso corpo que nem conseguimos prestar atenção no simples fato de respirar.

O primeiro e último ato que garante a vida ou não é o fato de respirar. Pode parecer óbvio, mas hoje na minha jornada como terapeuta vejo que o que parece ser mais obvio é o mais difícil de enxergarmos.

Quando falamos para uma pessoa extremamente ansiosa ficar 20 minutos quieta só prestando atenção na respiração é quase uma missão impossível e uma meta difícil de atingir. Mas igual eu sempre falo para os meus pacientes: Associe umas 5 respirações profundas e conscientes (inspirar pelo nariz e soltar pelo nariz) em uma atividade que você faz várias vezes ao dia, igual ir ao banheiro. É como se nosso dia-a-dia fosse feito de pequenos intervalos para mandar mais vitalidade e oxigênio para nosso corpo e principalmente para a mente.

Coloque esse sino para apitar na sua mente e se comprometa, você não tem ideia do quanto esses intervalos te trarão benefícios. Duvida que pode dar certo? Faça e depois conte para a gente.

 

FAZER UMA ATIVIDADE DE CADA VEZ

Tá, eu sei que vocês podem me chamar de louca, que hoje a sociedade em que vivemos pede para que façamos mil coisas ao mesmo tempo, porque a palavra de ordem é otimizar o tempo. Mas pense aqui comigo, como você acha que fica a mente ao executar várias tarefas ao mesmo tempo? Você consegue dar seu melhor com a atenção dividida?

Esse processo da mente funciona igual a gente pesquisando coisas no google, entramos para pesquisar uma coisa e quando vamos perceber já estamos com 50 abas abertas pesquisando 10 coisas diferentes, não chegamos a conclusão nenhuma, ficamos irritados quanto uma aba demora para carregar, se passam horas e até esquecemos porque sentamos na frente do computador.

Quando a nossa atenção é dividida a mente cria um processo de ansiedade e cobrança natural. Estamos aqui fazendo uma coisa, mas na nossa mente estamos pensando na lista de mercado que iremos fazer no final do dia, no que iremos fazer depois e planejando as férias do final do ano. Impossível dar o nosso melhor na ação que escolhemos fazer agora com a cabeça nas nuvens. A cobrança por fazer mil coisas e dar conta de tudo é tão grande, que uma coisa que esquecemos já os gera culpa.

Você acha mesmo que quando você executa uma ação dando o seu melhor e total atenção, mesmo quando os resultados não são os esperados, você se culpa? Te digo que por mais que sintamos culpados, existe um sentimento de dever cumprido por termos dado nosso melhor. A culpa só existe quando temos a total consciência de que tínhamos a capacidade de fazer melhor e não fizemos. E essa é uma das principais fontes de estresse.

Lá vai mais um sino para você colocar ai na orelha para apitar. Se permita fazer menos coisas no seu dia, mas fazer bem feito e de forma consciente, sem arrependimentos. Afinal, precisamos de metas de tarefas possíveis e não impossíveis. Seja paciente com você mesmo, se conheça e entenda seus limites.

 

TRATAMENTOS AYURVEDA

Além de construirmos uma ideia de práticas diárias que tragam menos ansiedade, existe alguns tratamentos que fazem com que a nossa mente fique mais presente e focada. Funciona igual um exercício, em um primeiro momento é difícil ficar 30 minutos recebendo um procedimento sem conversar e só prestar atenção na respiração, mas é nesse momento que o corpo ganha força para continuar as práticas.

Dentro do Ayurveda falamos que um corpo que traz elementos muito leves igual ao ar, tem a tendência a transtornos de ansiedade, insônia e ao estresse. E na visão integrada dessa ciência da vida, desde a orientação alimentar até os procedimentos de tratamentos trazem elementos opostos do que nosso corpo tem em excesso, para que ele mesmo se equilibre.

Temos três grandes tratamentos dentro da linha do Ayurveda que aliados a algumas mudanças trazem benefícios incríveis. Um deles é uma massagem com nome estranho que se chama ABHYANGA, já falei sobre ela aqui, mas quem ainda não leu CLIQUE AQUI.

Outro tratamento com nome mais estranho ainda é a SHIRODHARA, que falarei mais sobre o quanto esse tratamentos pode melhorar transtornos de ansiedade e até problemas psiquicos. e SHIROABHYANGA, que também falarei na próxima postagem.

 

Fiquem atentos e até a próxima.

Rislene Rissi

Terapeuta Ayurveda

Em 2014 deu início aos estudos de Vedanta e Cultura Védica com Jonas Masetti no Instituto Visha Vidya.
Em 2016 formou-se em Massoterapia Ayurveda pelo espaço Ananda Ganesha e iniciou o curso de aprofundamento em Ayurveda com Dr. Rugue na Escola Bhama Vidyalaya.
Realizou cursos de Beleza e Rejuvenescimento pelo Ayurveda no espaço Ayus Ayurveda e introdução a Vastu Shastra e Astrologia Védica.

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"O Ayurveda veio como expressão de uma busca interna de anos e que segue como uma contribuição para o mundo de uma técnica que não age apenas no nosso corpo físico, mas que desvenda toda uma história que carregamos no nosso corpo, através de nossas características mais sutis, e se transforma em ter esse espaço para que as pessoas possam olhar mais para si e experimentar o estado de plenitude de um corpo com saúde em perfeita harmonia".
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