skip to Main Content
BASTA ESCOLHER OS ALIMENTOS CERTOS? #AYURVEDA

BASTA ESCOLHER OS ALIMENTOS CERTOS? #AYURVEDA

VOCÊ É O QUE COME.

Provavelmente você já deve ter ouvido esse ditado alguma vez na sua vida. Porém, alimento não é apenas o que comemos.

Segundo a medicina tradicional indiana, o Ayurveda, alimento é tudo aquilo que entra em contato com o nosso corpo através dos nossos 5 sentidos (olfato, paladar, visão, tato e audição). Vendo por esse ponto de vista, fica um pouco mais fácil entender porque aqueles dias em que estamos sob um stress muito grande, nada do que comemos digere de uma forma adequada e passamos a reter tudo aquilo que entra em contato com o nosso corpo.

Durante os atendimentos, muitas pessoas me perguntam qual é o motivo de estarem tão intoxicadas fisicamente, sendo que a sua alimentação é o mais adequada possível. Pois bem, hoje falarei um pouco mais de algumas formas de nos intoxicar e acumular no nosso corpo, sem que seja através dos alimentos que esoclhemos.

 

  1. COMER SEM FOME

Sabe aqueles dias que você simplesmente come porque acha que deveria comer naquele horário?

Quando nosso corpo está preparado para receber um alimento, principalmente nos dizendo que a digestão anterior já foi completa, ele nos manda o aviso da fome. E quando ingerimos algo e não sentimos fome, nosso corpo nem reconhece aquilo como alimento, porque nossa capacidade para digerir aquele alimento é diminuída, ou seja, esse alimento mal digerido causa acúmulo e toxinas para nosso próprio corpo.

Mas quantas vezes você já ouviu falar que comer de 3 em 3 horas era o ideal para acelerar o seu metabolismo? A medicina Ayurveda se preocupa muito mais com o bom funcionamento e nutrição do todo, inclusive de não deixar que nosso corpo acumule o que não precisa. E esse é um ensinamento valiosíssimo, principalmente na dinâmica de conhecimento do funcionamento do seu próprio corpo.

Se pergunte em todas as refeições: Estou com fome agora ou é apenas ansiedade? Qual o nível da minha fome? Nesse horário qual a minha capacidade digestiva?

Quando estamos conectados com o nosso corpo, ele sabe nos dizer exatamente do que ele precisa e a hora que precisa. Dê ouvidos a essa sabedoria.

 

  1. INIBIR NOSSO CORPO DO DETOX DIÁRIO

Você sabia que todos os nossos canais de excreção funcionam como uma forma de detox diário? Sim, isso mesmo, eliminamos toxinas através das nossas fezes, urina, suor, menstruação e por ai vai…

A partir do momento que eu uso um antitranspirante por exemplo, que fecha os poros e evita com que o suor saia, eu estou fazendo com que as toxinas que seriam eliminadas permaneçam no meu corpo intoxicando ele ainda mais.

Outro exemplo seria de bloquear o fluxo menstrual, passar inúmeros cremes que impossibilitam a pele de respirar, o intestino não funcionar todos os dias, segurar a bexiga quando deu vontade ir ao banheiro, e por ai vai…

 

  1. NÃO PRESTAR ATENÇÃO NAS EMOÇÕES

Toda vez que nossa mente entra em contato com alguma emoção, a primeira resposta física que temos é o nosso padrão respiratório, depois disso todo o nosso corpo passa a funcionar de acordo com a quantidade de ar que entra no corpo e consequentemente nas células.

E quanto ingerimos qualquer tipo de alimento, as nossas emoções é como se fosse o terreno de tudo o que comemos, se esse terreno estiver cheio de ansiedade, stresse, tristeza e depressão, o corpo não também não reconhece o alimento que entra como algo benéfico para ele, e a tendência do nosso sistema é gerar toxinas, não digerir e trazer acúmulo para o corpo.

Por isso que pessoas felizes são menos doentes? Exatamente. Nosso corpo tem uma sabedoria muito incrível, que ultrapassa os bons alimentos que escolhemos para ingerir diariamente.

 

 

O Ayurveda apresenta muitas formas de trabalhar nosso corpo e trazer saúde associado a ele. Esses são apenas alguns conceitos abordados. Porém, o intuito do Ayurveda sempre será a da sabedoria de cada indivíduo, e para isso é necessário que se entre em uma busca por se conhecer melhor e viver em harmonia.

O clima tem começado a esquentar e até já mudamos para a primavera, consequentemente nosso corpo precisa de cuidados especiais, pois é nesse momento que a nossa capacidade digestiva começa a melhorar e é o momento ideal para abandonar o que acumulamos o inverno todo.

Pensando nesses e muitos outros conceitos aliados ao Ayurveda, surgiu a oportunidade de trabalhar o corpo juntamente com a nossa mente e todas as nossas variantes quanto ser humano em um programa para quem se pergunta o que é que tem acontecido com fazer dietas a vida toda e não ter nenhum resultado prolongado.

O programa de emagrecimento ayurveda UDWARTANA, traz essa proposta de autoconhecimento. O objetivo não é apenas o emagrecimento, mas um detox das nossas emoções e estilo de vida que são os principais causadores de doenças e estagnação do corpo. Não é nada radical, mas uma construção de conhecimentos a respeitos de você mesmo que trará mais liberdade e consciência para tudo o que te rodeia. Sem que depois do programa você retorne aos antigos padrões.

E a notícia boa é que começaremos uma jornada de Outubro a Dezembro de muitas descobertas. Eu, Rislene Rissi como terapeuta Ayurveda, Paula Ayres com nutrição funcional e Ayurveda, Ronaldo Tavares com treinamento funcional e holístico, apoio do Restaurante mais natural da cidade, Nattú, e mais um monte de dicas para te ajudar.

Para mais informações, pode entrar em contato comigo pelo whats (44) 99905-9629

Rislene Rissi

Terapeuta Ayurveda

Em 2014 deu início aos estudos de Vedanta e Cultura Védica com Jonas Masetti no Instituto Visha Vidya.
Em 2016 formou-se em Massoterapia Ayurveda pelo espaço Ananda Ganesha e iniciou o curso de aprofundamento em Ayurveda com Dr. Rugue na Escola Bhama Vidyalaya.
Realizou cursos de Beleza e Rejuvenescimento pelo Ayurveda no espaço Ayus Ayurveda e introdução a Vastu Shastra e Astrologia Védica.

_______________________________________________________________________________
"O Ayurveda veio como expressão de uma busca interna de anos e que segue como uma contribuição para o mundo de uma técnica que não age apenas no nosso corpo físico, mas que desvenda toda uma história que carregamos no nosso corpo, através de nossas características mais sutis, e se transforma em ter esse espaço para que as pessoas possam olhar mais para si e experimentar o estado de plenitude de um corpo com saúde em perfeita harmonia".
_______________________________________________________________________________

Consultas e atendimentos em Maringá - PR
Studio Raquel Pagani | Éden SPA

Whatsapp - (44) 99905-9629

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top