skip to Main Content
COMO ENTENDER E SER ENTENDIDA?

COMO ENTENDER E SER ENTENDIDA?

Quando nos apaixonamos tudo é delicioso…mas, com o tempo algumas das coisas que eu mais escuto é: EU QUERO EVOLUIR E ele não quer mudar! Então surge a dúvida: como entender e ser entendida?

Muitas vezes nos sentimos atraídas pelas pessoas que tem as coisas que nós precisamos, por exemplo, quem é extrovertido casa com alguém mais contido; quem é organizado casa com alguém desorganizado, quem é paciente demais casa com alguém com perfil mais prático e assim sucessivamente.

Isso funciona magicamente se conseguimos nos equilibrar, se os opostos encontram um ponto onde se encontram.

Mas pra isso é preciso entender qual a sua linguagem de amor e qual é a linguagem de amor do seu parceiro.

Segundo o livro “AS cinco linguagens do amor” existem 05 linguagens primárias:
1) Palavras de afirmação;
2) Tempo de qualidade;
3) Presentes;
4) Atos de serviço;
5) Toque físico

  1. Palavras de afirmação são elogios, palavras gentis. Isso porque, com o tempo percebemos que o amor faz pedidos, não exigências, ou seja, tudo se resume a forma, ao modo como falamos com o nosso parceiro. E cá entre nós, ninguém gosta de ser cobrado!
  2. Tempo de qualidade: é dar atenção completa à alguém. Não adianta dar vários presentes, fazer várias surpresas pra quem tem essa linguagem. A pessoa com essa linguagem de amor quer você, o seu tempo, a sua atenção, simples assim.
  3. Presentes: o importante para quem tem essa linguagem não é o valor dos presentes que vai receber mas sim se sentir lembrado durante o dia. Quando? TODOS OS DIAS! Então, se o seu companheiro tem essa linguagem de amor, se prepara para ter muita criatividade, você vai precisar. Tudo pode ser transformado num presente, o importante é que ele perceba que você se preocupou, pensou nele durante o dia.
  4. Atos de serviço: é fazer as coisas que o seu cônjuge gostaria que você fizesse. ESSE É A MINHA LINGUAGEM, então quando meu marido joga o lixo, leva as crianças para a escola, lava a louça, etc, é o AUGE PRA MIM! Assim eu me sinto amada, sinto o cuidado dele por mim. Maridos, sabe quando a esposa fica meses te pedindo algo?????? Hellooooooo. Será que a linguagem dela é atos de serviço?
  5. Toque físico: o toque físico é um poderosos comunicador de amor, o abraço é mágico e cura várias doenças. São pessoas que sentem necessidade de serem tocadas a todo momento. Então, bora abraçar e beijar muito.

Portanto, se você verdadeiramente quer mudar o seu relacionamento, passe a observar como o seu parceiro gosta de ser tratado, isso vai fazer toda a diferença entre vocês. Experimente! Você vai se surpreender com os resultados.

E pra finalizar: CADA UMA DE NÓS DECIDE DIARIAMENTE AMAR OU NÃO O NOSSO CÔNJUGE, a decisão é sua!

Márcia Rafael

Master Coach - FEBRACIS Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico e Florida Christian University; Palestrante autorizada curso e treinamento O PODER DA AÇÃO; Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Ex-Professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Direito e Administração da Faculdade Maringá em Maringá-PR, UNIFAMMA – Maringá e FAPAN – Paraíso do Norte; Ex-Juíza Leiga no Juizado Especial Cível e Criminal na Comarca de Bataguassu-MS.; Professora convidada da pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade Univel, Cascavel-PR; Advogada trabalhista há 22 anos; e Instrutora de Cursos na Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Autora do Livro: Evolução do Direito do Trabalho. Alterações legislativas e perspectivas. Curitiba: Juruá, 2005; e Co-autora do livro: Remuneração e jornada de trabalho. Curitiba: Juruá, 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top