skip to Main Content
EU POSSO AGRADAR TODO MUNDO!?

EU POSSO AGRADAR TODO MUNDO!?

Olá pessoas iluminadas que me acompanham! Se você algum dia já pensou: “eu posso agradar todo mundo!” ou ao menos tentou essa façanha, veja o que vem abaixo, eu era exatamente assim!

Há alguns anos atrás eu tinha plena convicção que eu deveria corresponder a expectativa de todas as pessoas e para isso eu me empenhava e fazia tudo, absolutamente tudo para conseguir atender ao que me era solicitado. E é claro, eu não aceitava qualquer tipo de crítica, pois a senhora perfeita fazia tudo com perfeição.

Acontece que a imagem que eu tinha a meu respeito era tão nebulosa e turva que eu simplesmente não me enxergava e, isso fazia com que eu acreditasse somente no que era externo, no que vinha de outras pessoas, por isso eu buscava incessantemente agradar. Eu era dependente emocionalmente do que as pessoas pensavam a meu respeito. Eu não tinha a menor ideia de quem eu era. Então eu fazia tudo pelos outros.

Uma certa vez quando fui lecionar numa turma de pós-graduação fiquei surpresa com a avaliação da turma. Dos 52 alunos fui super elogiada por 51, mas uma pessoa, uma única pessoa fez com que eu ficasse arrasada por semanas. E sabe o que ele disse? Que eu estava desatualizada. Guardei essa frase por muito meses e até pensei em parar de lecionar naquela ocasião, tamanha a minha decepção.

Até que um dia, ao relembrar desse fato com a minha coach (isso mesmo, todo coach precisa passar pelo processo que aplica) ela me questionou o quão importante era pra mim a opinião das outras pessoas e, imediatamente, um turbilhão de lembranças veio em minha mente e percebi o quanto eu estava distante de mim.

Aqui quero ressaltar dois pontos:

1) não importa o que digam de você, se não for o que VOCÊ pensa a seu respeito não fará a menor diferença! Agora, se você está perdida, com baixa estima, sem amor próprio, qualquer coisa que digam entrará como uma faca em seu peito e você se sentirá diminuída, desvalorizada, desacreditada. Então, hora de pensar onde e como você está!

2) é uma grande ilusão acreditar que um dia corresponderemos às expectativas de todos à nossa volta. Lembre: a expectativa é do outro, então, se ele a criou é problema dele e não seu.

Portanto, esteja alinhada com os seus valores naquilo que for fazer, esteja alinhada com aquilo que acredita e o resultado será sempre dentro do esperado, porque o que importa verdadeiramente é o que você pensa e acredita a seu respeito, simples assim!

 

 

 

Márcia Rafael

Master Coach - FEBRACIS Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico e Florida Christian University; Palestrante autorizada curso e treinamento O PODER DA AÇÃO; Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Ex-Professora de graduação e pós-graduação nos cursos de Direito e Administração da Faculdade Maringá em Maringá-PR, UNIFAMMA – Maringá e FAPAN – Paraíso do Norte; Ex-Juíza Leiga no Juizado Especial Cível e Criminal na Comarca de Bataguassu-MS.; Professora convidada da pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade Univel, Cascavel-PR; Advogada trabalhista há 22 anos; e Instrutora de Cursos na Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM). Autora do Livro: Evolução do Direito do Trabalho. Alterações legislativas e perspectivas. Curitiba: Juruá, 2005; e Co-autora do livro: Remuneração e jornada de trabalho. Curitiba: Juruá, 2006.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top