skip to Main Content
MINDFULNESS NO MUNDO CORPORATIVO

MINDFULNESS NO MUNDO CORPORATIVO

As empresas estão descobrindo o Mindfulness.

Empresas como Google, Intel, General Mills, Bayer entre muitas outras estão adotando o Mindfulness como recurso para o desenvolvimento pessoal e melhora da qualidade de vida dos seus funcionários.

O caso da Google vale a pena ser destacado. O executivo Chad Meng Tan, um engenheiro de computação que criou um projeto de desenvolvimento pessoal e da inteligência emocional baseado em Mindfulness (um programa chamado Search Inside Yourself – Busque Dentro de Você), após perceber que seus colegas de trabalha estavam infelizes e improdutivos. Ele introduziu este programa que atualmente é considerado o programa de desenvolvimento pessoal preferido da Google, chegando a vender 700 vagas para o curso em menos de 1 minuto (entre os funcionários da empresa). Contando com a colaboração de Jon Kabat-Zinn, Daniel Goleman entre outros.

O que estão levando as empresas a investirem no Mindfulness. São 3 fatores principais:

1-Melhora no desempenho: Já está comprovado que com o treino da atenção melhora a realização das atividades rotineiras executando-as com mais qualidade e mais acerto. E outras pesquisas mostram que quando estamos focados no que estamos fazendo (mesmo atividades rotineiras) nosso senso de satisfação é maior.

2-Melhora nos relacionamentos interpessoais: As práticas de Mindfulness estão relacionadas a respostas emocionais mais equilibradas e compassivas durante conflitos interpessoais. E também a melhora da empatia é demonstrada pelas pesquisas.

3-Melhora da qualidade de vida: As práticas de Mindfulness reduzem o estresse e a ansiedade tão comuns nos ambientes de trabalho.

Nas palavras de Tan, por que Mindfulness tem feito tanto sucesso entre os executivos:

“Porque ele é uma vantagem competitiva. De muitas formas, o Mindfulness é como um exercício. Se você se exercitar, vai ganhar saúde e ficar em forma, e com isso tem mais energia, fica menos dias doente, ganha confiança – e se transforma numa pessoa mais bem-sucedida no trabalho. O Mindfulness é um exercício para a mente. Ele ajuda a ganhar saúde mental e emocional. Você consegue lidar muito melhor com as situações estressantes e os relacionamentos. Em outras palavras, isso faz de você um líder melhor. Por isso os executivos amam o programa. Mas não é só para eles: ele beneficia qualquer pessoa”.

Frederico Mariano

Fisioterapeuta instrutor de Mindfulness - Certificado pela Universidade Federal de São Paulo.

www.fredericomariano.com.br
www.facebook.com/mindfulnessmaringa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top